Se já havia dúvidas sobre a equipa que esta tarde, pelas 19h30, vai defrontar a Sérvia, em virtude da disponibilidade de Simão Sabrosa – castigado no jogo com a Bélgica -, a lesão de última hora de Cristiano Ronaldo trouxe ainda mais dores de cabeça para Luiz Filipe Scolari.

Mesmo que o camisola 17 recupere, não é certo que o seleccionador apresente um onze igual àquele que goleou a Bélgica no sábado. A grande incógnita é Simão Sabrosa, que regressa ao lote dos disponíveis. A entrada do capitão do Benfica na equipa pode relegar Nuno Gomes para o banco e desviar Cristiano Ronaldo para ponta de lança, uma vez que a boa exibição de Quaresma em Alvalade parece ter conquistado definitivamente Scolari.

No ataque, tudo gira, portanto, à volta de Cristiano Ronaldo, a poucas horas de um “jogo-chave” do apuramento para o Euro 2008 como classificou o técnico brasileiro na conferência de imprensa desta terça-feira. Uma vitória frente à Sérvia permite à selecção portuguesa isolar-se no terceiro lugar, isto se a Polónia, líder do grupo, e a Finlândia, segundo, não tropeçarem nos jogos de hoje.

Um empate também não pode ser considerado um mau resultado, até porque os sérvios são um dos sérios candidatos ao apuramento. Só a derrota não interessa, de todo, à equipa das quinas.

Sérvia proibida de perder

Tal como Portugal, a Sérvia também já não pode desperdiçar mais pontos. Os últimos três foram perdidos na inesperada derrota no último jogo no Cazaquistão e fizeram subir de tom a contestação ao seleccionador Javier Clemente.

O técnico espanhol tem apostado na renovação da equipa, convocando jogadores dos sub-21, alguns dos quais que há dois anos alcançaram as meias-finais do Europeu da categoria, realizado em Portugal.