Citizendium é a nova enciclopédia “on-line” criada por um dos fundadores da Wikipedia. Larry Sanger aproveitou o modelo da enciclopédia “on-line” mais famosa, mas pretende acrescentar maior credibilidade e exactidão.

A Wikipedia é uma enciclopédia “on-line” livre, na qual qualquer utilizador pode acrescentar informação sobre as mais variadas temáticas, que posteriormente está disponível para consulta.

Para conferir mais credibilidade à informação apresentada, a Citizendium exige um pré-registo dos cibernautas que queiram colaborar, tendo que fornecer o nome verdadeiro e outros dados. Todos os textos estão sujeitos a aprovação por especialistas que confirmam a informação e atribuem um selo verde aos textos fiáveis.

Larry Sanger desistiu de continuar com a Wikipedia devido aos erros, imprecisões e informação falsa que o carácter livre do projecto acarreta.

O líder da Wikipedia, Jimmy Wales, saiu em defesa do “site”, desvalorizando os “rumores de descrédito”. Wales nega que o facto das contribuições serem anónimas levem à irresponsabilidade. Diz que o anonimato e o uso de pseudónimos são uma forma de preservar a identidade e a reputação dos colaboradores.