Pela primeira vez, a cidade do Porto vai integrar o movimento Marcha Global pela Marijuana (MGM). Lisboa já promoveu um encontro sobre o mesmo tema em 2006. No dia 5 de Maio, haverá manifestações nas ruas das duas cidades.

O MGM nasceu em Nova Iorque em 1999 na consequência de uma concentração de um grupo de defensores da legalização da cannabis. As concentrações realizam-se, desde então, sempre no primeiro sábado do mês de Maio.

Na marcha do Porto, que vai começar na Praça Marquês de Pombal em direcção à Praça da Batalha, os manifestantes poderão ocultar a sua identidade com máscaras fornecidas pela organização da concentração. Em Lisboa, a manifestação vai ter lugar entre a Mãe-d’Água e o Largo de Camões.

A nível mundial, estima-se que pelo menos 4% da população consome cannabis, ou seja, cerca de 160 milhões de pessoas. Na Europa, há cerca de 24 milhões de consumidores desta droga.

Com estas manifestações, os mentores do MGM pretendem a legalização do cultivo e consumo de marijuana a pessoas maiores de idade. Querem que o cannabis seja vendido como o tabaco e o álcool, com as mesmas restrições e o mesmo tratamento fiscal.