Desde Junho de 1987, alunos portugueses e estrangeiros circulam livremente pelo espaço europeu e mantêm intercâmbio entre universidades europeias. Actualmente são 2.199 os estabelecimentos de ensino superior de 31 países que participam deste programa.

O Erasmus é financiado pela União Europeia e permite aos jovens estudar noutro país durante um período de três a 12 meses. É uma forma de viverem a experiência de uma cultura diferente e entrarem em contacto com outras realidades existentes no resto da Europa.

“É bastante importante para o aluno o contacto com outros métodos de ensino, instituições, línguas e culturas, assim como para a universidade através dos contactos que mantém a partir daqui”, avançou ao JPN Albino Oliveira, do serviço de relações internacionais da Universidade do Porto.

De norte a sul do país são várias as universidades que todos os anos recebem e enviam alunos para os vários destinos europeus disponíveis.

Para além das comemorações que cada Universidade está a organizar, nos meses de Abril e Maio, vão decorrer as “Jornadas Erasmus” em vários países a nível local. Vai partir da Assembleia Geral Anual realizada em Praga uma carrinha de promoção do programa que viajará por toda a Europa.

Em Outubro, haverá uma conferência de encerramento, em Lisboa, organizada pela Direcção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia, em que participarão estudantes Erasmus assim como responsáveis pelo sector da educação e pelo intercâmbio de alunos.

145 mil estudantes europeus já frequentaram Erasmus

Para Filomena Marques de Carvalho, coordenadora institucional do Erasmus da Universidade de Coimbra, “o programa foi uma oportunidade importantíssima que a universidade agarrou desde o início com toda a vontade”. A responsável acredita ser uma oferta fundamental para a formação dos estudantes.

Quando foi criado, o programa Erasmus contou, logo no primeiro ano, com 3.244 estudantes. Em 2005, o número atingiu os 144.032 estudantes, isto é, quase 1% da população estudantil europeia. Segundo dados da Comissão Europeia, nos últimos 20 anos, mais de um milhão e meio de estudantes universitários beneficiaram de um período de estudos Erasmus no estrangeiro com bolsas. Até 2012, a Comissão Europeia tenciona atingir um total de três milhões de estudantes.

As celebrações do programa Erasmus coincidem com o 50º aniversário dos Tratados de Roma. O programa tem sido um elemento forte do progresso na integração europeia, assim como uma forma de impulsionar a mudança no ensino superior europeu.

Mais do que um programa de ensino, o Erasmus tem hoje uma grande dimensão social e cultural. Durante todo este ano serão organizados vários eventos para comemorar os 20 anos deste programa que pretende construir uma Europa mais forte através do intercâmbio de culturas diferentes.