O ministro do Interior basco, Javier Balza, anunciou esta quinta-feira que as autoridades bascas e o Ministério do Interior estão em alerta máxima após a detenção, quarta-feira, de oito presumidos membros da ETA e perante a hipótese “muito real” de a organização terrorista estar a reconstruir os comandos para actuarem.

Durante uma conferência de imprensa no Parlamento basco, o ministro considerou que os resultados da operação policial de quarta-feira deixam antever que a ETA não está disposta a entrar num acordo de paz.

A Guarda Civil deteve oito homens numa operação no País Basco e em Navarra de desarticulação do comando Donosti da ETA. Um dos detidos é José Angel Lerín Sánchez, natural de Pamplona, em fuga desde 2005.

O suspeito dirigia-se para uma casa onde foi encontrada uma mala com clorato, enxofre, açúcar e nitrato de amoníaco. Esses elementos são geralmente usados pela ETA para fabricar explosivos. Também foram localizados no mesmo local temporizadores, cabos de detonação e vários detonadores.

No entanto, o secretário de Estado da Segurança, Antonio Camacho, desmente que haja razões para tal alerta. Camacho quis ontem transmitir no canal espanhol “SER” uma mensagem de tranquilidade aos cidadãos. Afirmou que as autoridades espanholas estão atentas e que não há razões para temer novos ataques da organização terrorista.