Desde o lançamento do Netemprego, em Junho de 2006, até 22 de Março deste ano, foram colocadas 22 mil pessoas que procuravam o primeiro emprego ou um novo emprego. Até meados de Março foram registadas 363 mil candidaturas a ofertas de emprego no “site” do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O portal Netemprego é uma bolsa de emprego disponível na internet que permite aos utilizadores registarem-se como candidatos ou entidades. Os candidatos podem assim colocar os seus currículos para consulta das entidades interessadas, ou efectuar pesquisa das ofertas de emprego disponíveis.

Mais de 65.700 currículos foram registados directamente no site até 22 de Março, num total de cerca de 253 mil currículos para consulta. O portal Netemprego conta ainda com 2.163 entidades empregadoras registadas como utilizadoras do “site”, segundo dados do Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Para facilitar o acesso à internet foram inaugurados esta quinta-feira 86 quiosques electrónicos nos centros de emprego de todo o país, iniciativa que vai em breve abranger as Lojas do Cidadão. Esta iniciativa é mais um passo na modernização do IEFP e visa garantir o acesso gratuito a toda a rede de centros de emprego e a consulta mais rápida e fácil de ofertas de emprego disponíveis.

Os quiosques electrónicos apresentam uma tecnologia “touch screen”, para que de forma rápida e simples os candidatos possam inscrever-se nas ofertas de emprego disponíveis, e para que as entidades possam colocar ofertas de emprego, consultar os currículos dos desempregados e convocá-los para uma possível colocação na empresa.

Com a criação dos quiosques, os candidatos já não precisam de gastar tanto tempo nas filas de espera para serem atendidos nos centros de emprego, e podem também inscrever-se nas ofertas de emprego através de SMS.