A data não é consensual, mas o ScriptingNews é apontado como o primeiro blogue a ser criado a 1 de Abril de 1997 pelo entusiasta das novas tecnologias Dave Winer. A controvérsia teve origem num artigo de Declan Mcllugah e de Anne Broache, “Blogs turn 10 – who is the father”, publicado no CNET News.

Os blogues não são uma coisa nova, pelo menos como tecnologia e lógica. Até há quem defenda que o primeiro sítio na Web pode ser considerado o primeiro blogue.

Durante uma década de existência, a blogosfera ganhou inúmeros adeptos, um pouco por todo o mundo. Estima-se que já existam cerca de 50 milhões de leitores regulares de blogues e que todos os dias 15 mil novos são criados.

O professor José Luís Orihuela analisou no ElPais os dez anos de blogosfera. Explica que o sucesso deste instrumento cibernético se deve à sua facilidade de utilização, por serem variados e aprofundados, divertidos, intimistas e, até mesmo, viciantes.

No livro “Blog”, o jornalista Hugh Hewitt afirma que estes não são uma revolução, mas sim uma evolução das tecnologias de comunicação. Isto porque vêm do mesmo ADN da invenção da imprensa por Gutenberg, no século XV.

O mundo do jornalismo está a adaptar-se gradualmente à difusão de blogs e do jornalismo-cidadão. Os “bloggers” são mecanismos de aceleração de informação e, por isso, têm tempos de resposta muito mais rápidos que os meios de comunicação tradicionais.

Independentemente do horário, publicam várias vezes ao dia, como uma espécie de controladores de tráfego e de editores na Web. Os “bloggers” têm a capacidade de direccionar os leitores para determinados assuntos e “sites” específicos. No entanto, Hewitt defende que a próxima grande batalha nos “media” não será “blogues vs. meios de comunicação tradicionais”, mas “blogue vs. blogue”.

Dan Farber, editor do ZDNet, a propósito dos dez anos de blogosfera, escreveu um artigo intitulado “Reflections on the first decade of blogging“, no qual considera Dave Winer o “proto-blogger” e o grande responsável pelo desenvolvimento do software para a publicação na blogosfera.

Farber afirma, também, que os blogues constituem uma força de democratização em grande escala. “As ferramentas de produção para a expressão pessoal estão na mãos das massas”, refere o artigo.

Estas “redes comunicacionais”, como Giuseppe Granieri – autor de “Geração Blogue” – lhes chama, transformaram a Rede e ligaram milhões de pessoas, por outras palavras, converteram-na numa infra-estrutura de discussão pública. Ao incentivarem a participação e a troca de opiniões, os consumidores de informação deixaram de ser passivos e começaram a interagir uns com os outros. O estudioso dos “media” italiano afirma, em tom metafórico, que “há células doentes, mas o sistema imunitário funciona muito bem”.