Para assinalar 120 anos de existência, a Associação Académica de Coimbra (AAC) organiza diversas iniciativas entre as quais se destaca uma exposição sobre a crise académica de 1969, a 17 de Abril, e a gala de aniversário, a 3 de Novembro, que encerra as comemorações.

“Estas comemorações servem para mostrar aos mais novos a história e o que fizemos, mas acima de tudo projectarmos o que fizemos para futuro”, explica o presidente da AAC, Paulo Fernandes.

As comemorações iniciaram-se a 24 de Março, Dia do Estudante, e contam com a presença de uma comissão de honra de individualidades portuguesas e estrangeiras ligadas à história da AAC.

“Associação de causas e valores”

Embora as lutas de outrora não sejam as mesmas de hoje, “a AAC sempre foi pioneira e lançou ventos de mudança para o próprio país. É isso que a torna diferente e peculiar em relação a todas as outras associações”, diz Paulo Fernandes.

Preocupada com a educação em Portugal, a AAC promete “fazer o que é melhor para os estudantes e para todo o ensino de modo a ter mais pessoas qualificadas que ajudem a progredir o país”, adianta.