Os cinco pontos perdidos pelo FC Porto nos dois clássicos relançaram definitavamente a corrida pelo título. A vitória sobre o Beira-Mar permitiu ao Sporting manter aberta a via para o primeiro lugar, perspectivando-se assim uma recta final empolgante em que, muito possivelmente, o campeão só festejará na última jornada, muito à imagem do que aconteceu há dois anos com o Benfica de Giovanni Trappatoni.

Se é certo que o empate na Luz mantém tudo em aberto nas contas do título, a verdade é que o resultado serve claramente os interesses do FC Porto, o único que depende unicamente de si próprio para reconquistar campeonato. Para além da vantagem numa eventual igualdade pontual, os “dragões” parecem ter pela frente um calendário menos exigente do que o Benfica, que tem que receber o Sporting e o Sporting de Braga e está ainda envolvido na Taça UEFA.

Em sete jogos, porém, muita coisa pode mudar e até o Sporting, que já davam como afastado da luta, tem legítimas aspirações de cortar a meta em primeiro. A equipa leonina está atravessar um bom momento e já vai numa série de três jogos sempre a ganhar. O próximo teste às verdadeiras capacidades dos comandos de Paulo Bento está marcado para a próxima jornada com o Sporting de Braga, no Minho.

Os arsenalistas estão cada vez mais seguros no quarto lugar, depois da vitória sobre o Marítimo, um concorrente directo, que ditou a demissão do treinador insular. Só o Belenenses parece ser o único capaz de fazer frente ao Braga. Os azuis de Belém, que em cinco jogos somam quatro vitórias, assumem-se como o grande favorito para fazer companhia aos bracarenses na próxima edição da Taça UEFA.

Isto porque os outros candidatos “uefeiros” voltaram a atrasar-se na luta. Nacional e União de Leira – já sem Domingos Paciência no banco – não foram além de um empate na Figueira da Foz e em Coimbra, respectivamente, e já estão a cinco pontos da formação belenense. Na cidade dos estudantes, os alarmes da crise continuam a soar bem alto. A Briosa não vence no seu estádio desde finais de Novembro e aproxima-se perigosamente dos lugares de descida.

Dois pontos separam a Académica do Vitória de Setúbal que regressou às vitórias em casa, algo que já não acontecia desde a terceira jornada, a 17 de Setembro, e distanciou-se dos dois últimos classificados. Beira-Mar e Desportivo das Aves vão dando passos largos rumo à da Liga de Honra da próxima época.