“Se houver uma inversão sublinho positivamente”, afirmou esta quarta-feira Rui Rio, reagindo ao arranque da segunda fase das obras do Metro do Porto. No final do painel “Mobilidade no Meio Urbano”, no Europarque, em Santa Maria da Feira, moderado pelo presidente da Câmara do Porto, Rio sublinhou que o Metro do Porto “é um projecto de sucesso” e indicou que a questão do início das obras será discutida pela Junta Metropolitana.

Mário Lino desmentiu as notícias desta quarta-feira, que mostravam a intenção por parte do Governo de não começar as obras antes de 2009. O ministro disse querer que a expansão da rede de metro do Porto comece “tão breve quanto possível”.

O líder do PSD/Porto, Agostinho Branquinho, acusou terça-feira o ministro de “incompetência e má fé” na gestão do dossiê Metro do Porto. O presidente da Câmara do Porto mostrou não estar contra o Governo em matérias nacionais, apenas em questões relacionadas com a cidade.

A construção das futuras linhas do metro está em análise por parte da Junta Metropolitana. O presidente da Comissão Executiva da Metro do Porto, Oliveira Marques, que participou no debate do Europarque, lembrou que ainda não houve uma aprovação da linha da Trofa.

“Mobilidade nos Municípios” em discussão no Europarque

O Europarque, em Santa Maria da Feira, foi palco, esta quarta-feira, de debates acerca dos meios de transporte públicos.

Rui Rio demonstrou que o sector dos transportes “é vital para o país e para a competitividade”. O presidente da Câmara do Porto lembrou que este é um ponto “deficitário em Portugal” que tem de ser controlado com parcerias político-privadas, cujo défice deve ser coberto com o orçamento de Estado.

O Porto tem verificado uma melhoria na mobilidade. A construção do metro foi “fundamental”, afirmou Rui Rio. Oliveira Marques apontou as dificuldades técnicas e corporativas como a razão do atraso do arranque das obras em 2000, afirmando que “todos os problemas são problemas de gestão”.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse que o sistema de transportes no Porto “funciona sem indemnizações compensatórias”, facto “talvez único no país”. Mostrou ainda que a colaboração por parte da autarquia tem sido “exemplar” e que o sistema intermodal (CP / STCP / Metro do Porto) é “um enorme sucesso”.

No debate “Mobilidade no Meio Urbano” participaram também o vice-presidente da Área Metropolitana de Orleans, Jacques Chevalier, o presidente da Câmara do Barreiro, António Regalo, o vice-presidente do Sindicato de Transportes da Junta Metropolitana de Grenoble, M. Baietto e o professor do Instituto Superior Técnico, Fernando Nunes da Silva.