O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, propõe para o mês de Abril uma programação diversificada. Para além das colecções do museu, a exposição “Meninos gordos: contar uma história através da faiança” insere-se num conjunto de actividades ligadas à nutrição e alimentação saudável e obesidade infantil.

“Meninos Gordos” vai estar em exposição até 26 de Agosto e mostra peças de cerâmica que contam a história de dois meninos que andavam de terra em terra para serem admirados pela sua obesidade.

Ana Macedo, do Museu Soares dos Reis, disse ao JPN que espera “bastante afluência” a este ciclo de actividades ligadas à nutrição, devido ao interesse da temática atingir diversas faixas etárias.

Esta quarta-feira e no dia 18, às 14h30, vai decorrer o encontro “O pão fonte de vida” com Paulo Sá Machado, da Confraria da Broa de Avintes. Este encontro dirige-se ao público escolar e necessita de inscrição prévia.

No dia 12, quinta-feira, às 19h, vai ter lugar o lançamento do livro de Carla Rego e Maria Antónia Peças, “Crescer para Cima”. Reúne mais de 100 receitas para evitar ou tratar a obesidade nas crianças e adolescentes.

Na obra são fornecidos elementos concretos acerca da qualidade e perigos dos alimentos, bem como conselhos, truques e informações nutritivas para uma melhor relação com a alimentação, tendo como base a nova roda dos alimentos.

No dia 14, sábado, das 14h30 às 17h30, há um atelier intitulado “Balleteatrinho fora de portas”, para os mais pequeninos, dos 3 aos 10 anos, mediante inscrição prévia.

De 17 a 21, quem apresentar o bilhete de entrada do museu na Farmácia Cardona dos Santos pode participar no rastreio da tensão arterial, glicemia, colesterol e peso.

O Clube de Campismo do Porto vai promover uma caminhada de 90 minutos, no dia 22, domingo, com saída no museu às 9h30.

O Museu Soares dos Reis propõe também visitas orientadas à sua colecção, numa iniciativa intitulada “Conhecer o museu ao domingo de manh㔝, que terá lugar às 11h, com entrada gratuita, e sob marcação prévia.