As faculdades da Universidade do Porto (UP) preparam-se para receber novamente alunos dos 10 aos 17 anos. No âmbito do projecto “Universidade Júnior”, a maior academia do país vai permitir a entrada de estudantes do 2º e 3º ciclo nos seus centros de investigação e faculdades.

Durante as férias de Verão, os estudantes do 5º ao 11º ano de escolaridade terão à disposição 107 actividades. Para embarcar na viagem rumo ao conhecimento da UP, os interessados só precisam da autorização dos encarregados de educação para poderem aderir ao programa.

Os cursos de Verão que a Universidade Júnior proporciona inserem-se num programa de iniciação de jovens ao ambiente universitário, que funciona a nível nacional. Esta iniciativa da universidade foi desenvolvida para difundir a cultura, a ciência, a arte e as letras junto dos jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a quem é dada a oportunidade de explorar diversas áreas de acordo com os seus interesses e aptidões, através da realização de experiências e jogos didácticos.

Actividades à medida

Para os mais novos, isto é, alunos do 5º e 6º ano, está reservado o programa “Experimenta no Verão”, em que lhes é possibilitada a prática de actividades em quatro áreas científicas durante uma semana.

Os estudantes do 7º e 8º ano têm luz verde para participar nas “Oficinas de Verão” em que poderão experimentar e produzir os seus próprios trabalhos.

Para os mais velhos, do 9º ao 11º ano de escolaridade, está disponível o “Verão em projecto”, que visa a prossecução de um projecto científico numa área escolhida pelos alunos.

Finalmente, um projecto disponível a todos os alunos é a “Escola de Línguas”, durante 15 dias.

No Verão de 2005, a UP recebeu cerca de 3.000 estudantes. No ano passado, abriu as portas a quase o dobro, tendo registado 5.000 participantes. Uma prova viva do sucesso deste projecto académico.

O registo dos eventuais interessados deve ser feito no site da Universidade Júnior. As inscrições para a 3ª edição da Universidade Júnior já começaram.

Porta aberta para o futuro

A Universidade Júnior é, para muitos estudantes do ensino básico ou secundário, uma forma de contactar com o ensino superior e suas realidades e obter algum esclarecimento sobre futuras saídas profissionais.

Conhecer alternativas “dá sempre jeito”, diz Ana Cláudia, estudante do 11º ano da Área de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Águas Santas e aspirante a bióloga.

“Os alunos que estão agora a acabar o secundário, por exemplo, têm uma maior visão de como é a universidade e o que temos que trabalhar para conseguirmos o que queremos. Também têm conhecimento dos cursos, o que pode ajudar a tomarem uma decisão para as suas carreiras futuras”, refere.