O Benfica perdeu esta quinta-feira por 3-2 em Barcelona frente ao Espanyol e adiou a decisão para a segunda-mão, no Estádio da Luz. Um encontro que se poderia revelar muito mais complicado se os encarnados não tivessem conseguido reduzir a desvantagem de três golos que chegaram a ter durante a partida. Assim, basta vencer daqui por uma semana a equipa catalã por 1-0 para conseguir o apuramento para as meias-finais da Taça UEFA.

Com um início muito forte, mais objectivo e virado para o ataque, o Espanyol entrou melhor no jogo. O Benfica, por seu turno, nunca conseguiu adaptar-se ao 4-3-3 de Fernando Santos: à esquerda, Simão demorou a aparecer, e no lado contrário, Derlei fez pouco mais do que marcar presença.

O grande problema das “águias”, porém, esteve na defesa, sobretudo nas laterais, onde Nelson e Léo denotaram sempre grandes dificuldades para travar os extremos catalães. E foi das alas que nasceram precisamente dois dos três golos catalães. À excepção do primeiro, que aconteceu em cima do primeiro quarto-de-hora, por Raul Tamúdo.

O Benfica tentou reagir à desvantagem, mas sem grande organização e com muitos passes falhados e bolas perdidas. E quando Fernando Santos já se preparava para chamar Rui Costa, o Espanyol chegou ao 2-0, num auto-golo de Nelson que desviou com a cabeça um remate de Riera.

Com 2-0 no marcador, o Benfica reagiu, já com a ajuda de Rui Costa. Derlei e Nuno Gomes, em duas ocasiões, viram o guardião Gorka a negar-lhes o golo. Logo a seguir veio o intervalo, numa altura em que os encarnados pareciam estar melhor.

Dois minutos à Benfica

No segundo tempo, a apatia voltou apoderar-se dos encarnados, que viriam a acordar depois dos catalães ampliarem a vantagem. Aos 58’, Nelson perde a bola no ataque e na resposta Riera cruza para Pandiani bater Quim pela terceira vez.

Quando os adeptos catalães já festejavam a vitória nas bancadas do Estádio Olímpico de Montjuic, o Benfica acordou e em dois minutos desfez uma desvantagem que muito provavelmente afastaria a equipa da Taça UEFA. Primeiro foi Nuno Gomes a marcar, após passe de Miccoli, e logo na jogada seguinte, Simão, descaído para a esquerda, rematou cruzado para o fundo da baliza catalã.

A partir daí, o Benfica conseguiu controlar o jogo e até esteve perto do empate, mas foi ao Espanyol que perteceram as duas melhores oportunidades de golo. Por duas vezes, Quim negou o quarto aos catalães. Na Luz tudo se resolverá.

Osasuna com um pé nas “meias”

Nos restantes encontros, o grande destaque vai para o Osasuna. A equipa de espanhola venceu na Alemanha o Bayer Leverkusen por 3-0 e está muito perto de conseguir pela primeira vez na sua história o apuramento para as meias-finais da Taça UEFA.

Já o Sevilha derrotou em casa o Tottenham por 2-1 e o Werder Bremen empatou a zero com o AZ Alkmaar, na Holanda.