Os resultados provisórios das presidenciais timorenses desta segunda-feira apontam para uma vantagem do candidato José Ramos-Horta no distrito de Dili.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), padre Martinho Gusmão, avançou que, contados que estão 26% dos votos, Ramos-Horta obtém 30% dos votos, enquanto outros três candidatos garantem entre 20 a 30%. Um desses candidatos é Fernando “Lasama” de Araújo do Partido Democrático.

Face aos resultados conhecidos, a CNE acredita numa segunda volta. O padre Gusmão confessou que será dificil algum dos candidatos reunir 50% do eleitorado, na primeira volta. As diferenças entre candidatos são até ao momento pequenas, afirmou.

Já são conhecidos resultados parciais em oito dos 13 distritos. Contudo, só nesta quarta-feira é que haverá resultados provisórios de todos os distritos. Entretanto, uma primeira projecção nacional será apresentada apenas na próxima terça-feira.

O porta-voz da CNE reconheceu que o atraso no apuramento dos resultados nos restantes distritos deve-se a problemas técnicos no tratamento de dados. Os funcionários eleitorais timorenses estão ainda a aprender o funcionamento do sistema electrónico.

Os resultados finais serão conhecidos a 20 de Abril, finalizados os processos de recontagem dos votos e apreciação de recursos e queixas que possam existir.