A Câmara de Matosinhos vai lançar a título experimental alguns serviços de ajuda e apoio à Terceira Idade. Os programas “Matosinhos Amigo” e “Teleassistência ao Domicílio” visam melhorar a vida dos idosos em casa.

A vereadora da Saúde e da Acção Social, Luísa Salgueiro, explica que estes dois programas surgem pela “necessidade que se verificava em matéria de apoio à população sénior, principalmente a que não está inserida em instituições”.

Como salienta a vereadora, os idosos muitas vezes “estão nas suas residências, e precisam de ajuda” em questões que “não conseguem resolver”.

O “Matosinhos Amigo” vai pôr à disposição dos idosos alguns serviços como pequenas reparações ou arranjos domésticos, além da prestação de apoio externo nas casas daqueles que aderirem ao cartão “Matosinhos Sénior”. Atenua-se, assim, a insuficiência até agora verificada das respostas nesta área.

“Entendemos criar esta resposta para ultrapassar pequenos problemas domésticos como a colocação de vidros, canalizações ou problemas eléctricos. Para conseguir resolvê-los basta um telefonema”, referiu Luísa Salgueiro.

As iniciativas, de cariz experimental e aprovadas pelos vereadores da autarquia matosinhense, serão num primeiro ano disponibilizadas a idosos de Matosinhos e Leça da Palmeira. No caso do “Matosinhos Amigo”, o serviço vai funcionar à base de chamadas telefónicas. O idoso é atendido por um centro onde se realiza a selecção das intervenções à equipa no terreno, através de unidades móveis.

A câmara prepara-se para lançar também o serviço de “Teleassistência no domicílio”. O objectivo fundamental deste programa será prestar ajuda em situações de emergência, como problemas de saúde ou acidentes em casa, além de qualquer outra situação que arrisque a segurança do idoso, bem como apoio em momentos de solidão.

Luísa Salgueiro explanou que o sistema funciona com base “numa pulseira. Caso seja preciso, o idoso carrega num botão e é-lhe disponibilizada ajuda médica”.

Após premir o botão, o sistema é accionado, fazendo-se contacto através de um intercomunicador ligado ao telefone, logo reconhecido pela central de atendimento. Surgem no computador da central os dados relativos à pessoa que fez a ligação, anteriormente recolhidos.

Segundo palavras da vereadora, este sistema “evita o medo de estar em casa”. “Não queremos que os nossos idosos receiem estar em casa – temos de fazer com que as pessoas tenham lá uma vida”.

Os dois novos projectos implementados pela autarquia de Matosinhos juntam-se ao habitual apoio domiciliário espalhado pelo concelho. A Rede Social de Matosinhos será a responsável pela monitorização dos serviços.