Editor de diversos livros de programação informática, apologista do software livre e código aberto e impulsionador do termo “Web 2.0”, Tim O’Reilly recomenda aos autores dos blogues que não permitam os comentários anónimos, apaguem os ofensivos e exijam um e-mail para comentar os “posts”. São alguns dos pontos do “Código de Conduta para Bloggers”, colocado “on-line” esta semana.

Neste guia ético, sugere-se ainda que os “bloggers” sejam responsabilizados pelos comentários que permitem nos seus “weblogs”. Comentários considerados falsos ou que violem direitos de autor também devem ser apagados.

Para os blogues em que é possível deixar qualquer tipo de comentário, O’Reilly recomenda que se deixe um aviso aos leitores: “Não nos responsabilizamos pelos comentários de nenhum blogger, e quando as discussões aquecem avisamos que podem aqui ser encontrados comentários ofensivos e linguagem imprópria. Participe neste blogue por sua própria conta e risco”.

O “Código de Conduta para Bloggers” já está disponível na internet e aberto a comentários, críticas e sugestões dos “bloggers” de todo o mundo.