Dois anos depois da inauguração, a Casa da Música (CdM) apresentou hoje, sexta-feira, uma imagem renovada. Stefan Sagmeister é o designer responsável pela mudança. O “Gerador de Logótipos” (Logo Generator) foi o software criado para gerar seis formas com base na arquitectura do edifício.
O designer desenvolveu digitalmente uma rotação do edifício. Os diferentes ângulos da rotação (cima, baixo, norte, sul, este e oeste) ditam o resultado final do novo logótipo. “É um trabalho que junta quem mais pensa e quem comunica”, referiu a assessora de Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento da Casa da Música, Guta Moura Guedes, em conferência de imprensa.
Este sistema conjuga forma, cor e som, permitindo uma abordagem “mais metamórfica e dinâmica”, esclareceu. A componente sonora permite criar um modelo digital, que pode ser trabalhado para criar diversos logótipos musicais.
Os eventos e os tipos de públicos influenciam a nova imagem da CdM. Conforme o tipo de programação, o logótipo pode assumir diferentes perspectivas e a cor também pode variar.
A música ao vivo, a arquitectura do edifício e a simpatia das pessoas foram os motivos que levaram o designer austríaco, Stefan Sagmeister, a participar no projecto. Da equipa fazem ainda parte os designers portugueses Sara Westermann e André Cruz.
“Queríamos ter uma imagem que fosse condizente com a qualidade do objecto arquitectónico que temos e que representasse bem a instituição Casa da Música”, explicou ao JPN Guta Moura Guedes. Incidir sobre a programação e sobre o edifício da CdM e abranger os diferentes públicos foram outros motivos que levaram à alteração da imagem.