A responsável pela descoberta é a iPortalMais, representante em Portugal dos produtos da Kaspersky Lab, líder russo em sistemas de defesa contra vírus, hackers e spam, que divulgou o primeiro vírus susceptível de infectar iPods, o leitor de mp3 da Apple.

O Podloso, designação pelo qual ficou conhecido, incomoda apenas quem possui os dispositivos em que tenham sido instaladas versões Linux, ou seja, não afecta gravemente os utilizadores-padrão. Porém, a aplicação de Linux é uma constante entre aqueles utilizadores que pretendem ver a gama de funções do aparelho ampliada, como referiu a empresa, num comunicado.

O vírus actua instalando-se nas pastas do iPod. O Podloso não se inicia automaticamente, sendo necessário que o utilizador o execute para que faça danos. Quando é executado, o programa maligno percorre o disco rígido do iPod e contamina os ficheiros com extensão .elf.

Ao tentar aceder a estes ficheiros, o malware adverte o utilizador com a frase “Você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux”.

Este vírus cataloga-se nos “vírus conceptuais”. Estes programas são criados visando obter provas de que certa plataforma pode ser infectada, não tendo, no entanto, potencial destrutivo.

O Podloso não se reproduz. Para que infecte o “player” é necessário que o utilizador o armazene na memória do mesmo. O primeiro vírus para iPod não é efectivamente perigoso mas mostra que é infectar estes dispositivos não é impossível.