Escolhe-se uma palavra e momentos depois surge no ecrã, em forma de vídeo, a tradução em linguagem gestual. O portal “Spread The Sign” é um novo instrumento que vem promover o “acesso dos surdos ao mercado de trabalho europeu e o intercâmbio internacional”.

Seis equipas europeias da Suécia, Espanha, República Checa, Lituânia e Portugal compõem o projecto. A equipa portuguesa conta com a participação de investigadores do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da (FPCEUP), de representantes da Associação de Surdos do Porto (ASP), da Associação de Formadores e Monitores Surdos e por três estudantes surdos da Universidade do Porto.

O projecto-piloto restringiu o acesso ao mercado de trabalho europeu a duas áreas: madeiras e restauração. A coordenadora do projecto em Portugal e investigadora na FPCEUP, Orquídea Coelho, explica que essa necessidade veio do facto dos parceiros internacionais serem escolas de formação profissional e terem escolhido “duas áreas comuns a todas as escolas”.

O presidente da Associação de Surdos do Porto, Armando Baltazar, é uma das pessoas que pode beneficiar com o projecto. No dia em que comemorava 13 anos perdeu a audição. O presidente acredita que o “site” pode ajudar a “sensibilizar a população e mostrar as diferenças linguísticas dos diferentes países”.

Comunidade surda vive dificuldades de integração

Em 2001, 84.172 dos portugueses eram deficientes auditivos. Diariamente, encontram barreiras quer ao nível da integração, quer ao nível da linguagem. Armando Baltazar sublinha que há um “choque de comunicação” que leva a que haja, simultaneamente, “discriminação, exclusão e outros aspectos negativos”.

O presidente da ASP recorda que a comunidade surda tem realizado uma “tentativa de aproximação”, mas sublinha que tem de haver um esforço de “ambos os lados” para uma “real integração”.

Orquídea Coelho refere que, apesar de a população estar mais sensibilizada, a comunidade surda ainda não possui os apoios necessários. Faltam apoios em termos de linguagem gestual e a “colocação no mercado de trabalho das pessoas surdas complica-se com a falta de apoios técnicos”, afirma.

No âmbito do projecto serão organizados vários encontros internacionais e seminários. A conferência final realiza-se em Portugal em Julho de 2008.