Várias escolas dos Estados Unidos estão a receber edições especiais de banda desenhada visando afastar os jovens do álcool. As páginas da BD, protagonizadas pelo Homem-Aranha e pelo Quarteto Fantástico, não são animadas por lutas contra super-poderosos ao serviço do Mal, mas sim por uma luta contra um inimigo silencioso: o álcool.

Com o título “Spider-Man and the Fantastic Four in hard choices”, a obra tem uma tiragem de 700 mil exemplares. Resulta de uma cooperação entre a Marvel (que possui os direitos de autor), a Elks National Foundation, uma organização religiosa que tenta semear princípios morais como “a caridade, justiça, e solidariedade” e promotora de programas de combate às drogas nos Estados Unidos, e organização governamental SAMHSA – Substance Abuse and Mental Health Services Administration.

A ideia é advertir a população mais jovem para os perigos do abuso de bebidas alcoólicas. Como afirmou Herman Roesler, presidente da Elks National Foundation, a iniciativa tenta “chegar às crianças e adolescentes antes que eles sejam expostos ao álcool”. O responsável crê que “a mensagem terá mais impacto se lhes for levada por nomes conhecidos, como os super-heróis da Marvel”.

Da autoria de Mark Sumerak e com gravuras de Marcio Takara, a história desta BD conta como um dos amigos de Franklin Richards, o filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível, é salvo da tentação de beber álcool “para se tornar um homem”.

O Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico acabam por impedir que tal aconteça, encaminhando o jovem e o amigo a optarem de forma “certa”. O fim da “lição” é do Homem-Aranha, que sentencia que “os verdadeiros heróis não usam nem abusam do álcool”.