É caso para dizer: Abril, empates mil. Ao somar o terceiro empate do mês no campeonato, o Benfica hipotecou esta jornada muitas das hipóteses que tinha para conquistar o título, vendo mesmo o Sporting “roubar-lhe” o segundo lugar. A cinco jornadas do fim, o FC Porto tem agora quatro pontos de vantagem e fica a apenas quatro vitórias de se sagrar novamente campeão nacional.

Abril é, de facto, um mês aziago para os encarnados: perderam a hipótese de passar para a frente do campeonato e de conquistar um dos poucos troféus que falta no seu palmarés (a Taça UEFA). O empate com o Braga soube a derrota e já nem treinador nem jogadores parecem acreditar num milagre chamado título.

Um clima bem diferente respira-se no outro lado da segunda circular. Em Alvalade, conjugam-se bons resultados e exibições que fazem com que todos ainda acreditem na vitória final. Invicto há cinco jogos, o leão torce por um deslize do dragão para poder chegar à frente e fazer a festa.

Sem depender de desaires alheios, o FC Porto parece não dar tréguas. O exame de Coimbra foi passado com nota positiva, apesar de jogadores como Pepe, Paulo Assunção e Lisandro López, todos lesionados, terem faltado à chamada. Para os lados do Dragão, a confiança no título parece inabalável.

Belenenses imparável rumo à Europa

Confiança é coisa que também não falta em Belém. Os azuis somaram a quinta vitória em outros tantos jogos, reforçaram o quarto lugar, com mais quatro pontos de vantagem para o Braga, e estão cada vez mais perto da Taça UEFA.

Em Paços de Ferreira, apesar do empate com a Naval, também cheira a Europa. Isto porque o sexto lugar pode dar acesso à segunda maior prova da UEFA, caso o Beira Mar não alcance a final da Taça de Portugal.Tudo se vai saber na quarta-feira, dia da meia-final entre aveirenses e “leões”.

Com um olho no “lugar extra” estão ainda União de Leira, Nacional, Naval e até o Marítimo, – que curiosamente não venceram nesta jornada – o que deixa em perspectiva uma luta interessante até ao final da Liga.

Sinal vermelho para os estudantes

Ao campeonato dos aflitos juntou-se agora a Académica, que tem apenas três pontos de vantagem para os últimos classificados. Uma posição nada tranquila para um clube com um dos orçamentos mais elevados do campeonato.

O grande derrotado nesta jornada foi, no entanto, o Vitória de Setúbal. Às dificuldades financeiras, juntam-se os problemas desportivos e a permanência parece cada vez mais difícil. A derrota em casa frente ao Beira Mar e a consequente descida ao penúltimo lugar abalou a confiança do plantel dirigido por Carlos Cardoso e a contestação sobe entre os adeptos, que voltaram a não poupar críticas aos jogadores.

A lutar contra as probabilidades e a tradição – pois nunca conseguiu somar dois anos seguidos no escalão principal – está o Desportivo das Aves, que repetiu o triunfo da jornada anterior. Os avenses foram à Choupana conquistar uma vitória, onde só os “grandes” o tinham, até então, conseguido. A esperança, na Vila das Aves, é mesmo a última a morrer.