A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe, hoje, terça-feira, e amanhã, reuniões de trabalho no âmbito do DaToN – “Innovative Fatigue and Damage Tolerance Methods for the Application of New Structural”, um projecto que arrancou em 2005 e que se estende até 2008, apoiado pela União Europeia, na área de Aeronáutica e Espaço. O Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), um dos institutos de investigação da FEUP, é o contratante português do projecto.

O evento tem uma perspectiva preventiva, disse ao JPN Paulo Tavares de Castro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP. Este projecto “visa examinar a segurança de fuselagens de aviões feitas com tecnologias ainda não usadas” esclareceu o docente. Estas tecnologias são mais “rápidas e económicas”. As reuniões que estão a ser realizadas na FEUP têm como objectivo provar que essas tecnologias são uma alternativa viável.

A aeronáutica civil emprega frequentemente a rebitagem na fuselagem dos aviões, estando o projecto “DaToN” direccionado para o uso de ligações soldadas como substitutas das rebitadas, que cumprem o objectivo de economia e rapidez.

Como declarou o professor de Engenharia Mecânica, o facto de o evento se realizar na academia portuense é prestigiante, reiterando que a faculdade está “na crista da onda” em relação à questão da segurança e mostrando a “grande tradição de trabalho” neste tipo de fuselagens e a forte presença da FEUP “em projectos de investigação a nível europeu”.

Dois dias de encontro com entendidos em Aeronáutica

Os mais destacados criadores de aeronaves estão atentos a estas alternativas tecnológicas e às questões de integridade estrutural de fuselagens de aviões.

A reunião na FEUP junta especialistas de empresas, laboratórios de aeronáutica e universidades europeias, estando o maior fabricante representando por peritos da AIRBUS e dos centros de investigação da EADS em França e na Alemanha.

Marcam também presença os laboratórios nacionais para a aeronáutica dos Países Baixos (NLR) e da Suécia (FOI). Quanto a instituições universitárias salientam-se, além da anfitriã, o Imperial College London, a Universidade de Pisa e a Universidade Técnica de Braunschweig.