A Polónia e a Ucrânia foram os países escolhidos para organizarem a fase final do Euro 2012. A decisão foi anunciada esta quarta-feira pelo Presidente da UEFA, Michel Platini, em Cardiff, no País de Gales.

A decisão da organização apanhou muita gente de surpresa, não só pela derrota da candidatura conjunta entre a Croácia e a Hungria, mas sobretudo pelo facto de a escolha não ter recaído na Itália (campeã mundial em 2006 e organizador do Mundial’90 e Euro 1968 e 1980).

O escândalo dos resultados viciados, conhecido “Calciocaos”, e os episódios de violência são os motivos apontados para a derrota italiana. Por outro lado, Platini mostrou-se sempre favorável a entregar a organização de grandes competições a países com menor expressão.

A candidatura polaca e ucraniana venceu com uma maioria de oito votos, depois do Comité Executivo ter avaliado as três candidaturas finalistas à organização do torneio que terá lugar daqui a cinco anos. Os dois países do Leste europeu receberão jogos em quatro cidades: em Gdansk, Poznan, Varsóvia e Wroclaw, na Polónia, e em Dnipropetrovsk, Donetsk, Kiev e Lvov, na Ucrânia.

A fase final de um Europeu volta, assim, a ser organizada por dois países em conjunto. Depois de em 2000 os países anfitriões terem sido a Holanda e a Bélgica, no próximo ano será a vez da Áustria e a Hungria receberem a maior prova organizada pela UEFA.