No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi anunciada a criação de um concurso artístico que pretende estimular a atenção das crianças dos quatro aos 14 anos para os monumentos nacionais mais admirados pelos portugueses.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), com parceria do Instituto das Artes, e pela New Seven Wonders Portugal SA, a propósito do projecto “7 Maravilhas de Portugal”.

A apresentação do concurso decorreu esta manhã no Mosteiro dos Jerónimos, durante a cerimónia oficial das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Com o concurso, a organização pretende que os participantes demonstrem um olhar crítico sobre os 21 monumentos finalistas. O concurso quer ajudar a perceber o que escapa ao olhar dos adultos: a percepção crítica e honesta das crianças sobre o património.

O concurso está dividido em três escalões com prémios para os primeiros três classificados em cada categoria. Os trabalhos podem ser entregues até 15 de Junho.

Os resultados serão publicados nos “sites” das “7 Maravilhas” e do IPPAR, a partir de 25 de Junho.