São estudantes do 3º e 4º ano do curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e durante o próximo fim-de-semana vão ficar encarregues de realizar rastreios médicos junto da população do interior norte do país.

Para Afonso Rodrigues, responsável pelo departamento de Medicina, a iniciativa “Medicina na Periferia” “serve para os estudantes terem contacto com a medicina exercida em centros de saúde e irem interagindo com as populações”.

O projecto, organizado pela Associação de Estudantes do ICBAS, vai contar com a colaboração dos centros de saúde e câmaras municipais dos concelhos de Vieira do Minho, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Celorico de Basto e Baião.

A iniciativa já conta com algumas edições. Segundo Afonso Rodrigues, este ano “os pedidos de participação aumentaram” e, por isso, haverá “dois fins de semana de medicina na periferia”.

Além dos habituais centros de saúde, a associação de estudantes decidiu este ano estar mais próxima da população: os rastreios vão ser feitos em “unidades móveis nas praças principais para estarem mais próximos da população”.

Para além de ajudar a população dos cinco concelhos, a “Medicina na Periferia” serve ainda para pôr em prática os conhecimentos adquiridos pelos estudantes e desenvolver a capacidade de interacção entre os futuros médicos e a população “em prol de uma medicina preventiva”.