O que pensam os turistas sobre o Porto e sobre Portugal? Será o turista de antigamente o mesmo dos dias de hoje? Há mais turistas, mas há quem diga que os gastos são mais contidos do que noutros tempos. Esta sexta-feira assinala-se o Dia do Turista.

“Há mais turistas e com menos dinheiro. As viagens são baratas, os hotéis para absorver esse segmento de mercado baixam também os preços e o turista tem menos dinheiro”, aponta Armanda Silva, que trabalha há 20 anos no Hotel Inca, de quatro estrelas. “O turista gasta menos dinheiro fora do hotel, compra menos coisas, faz menos circuitos, anda muito a pé”.

De facto, o número de visitantes subiu: no ano passado, o Porto recebeu 146.652 turistas, mais 10.632 que no ano anterior, segundo dados do Gabinete de Turismo da cidade. O motivo apontado para esta transformação é provavelmente o crescimento de voos “low cost”.

Mas apesar da maior afluência ao nosso país, os comerciantes queixam-se que o negócio não é o mesmo. Fátima Neves, comerciante na zona da Ribeira do Porto há 18 anos, sente no negócio a diferença de poder económico do actual turista. “O turista não tem dinheiro”, diz. Para a comerciante, o aparecimento do euro foi o principal problema.

Ainda segundo dados do Gabinete do Turismo, os nossos vizinhos são aqueles que mais nos visitam – ao todo passaram por cá 44.072 espanhóis durante o ano de 2006. Trata-se de um país próximo, com um nível de vida mais alto e fortes hábitos de consumo.

Destino seguro e hospitaleiro

Lisboa, Nazaré, Coimbra, Porto, muitas cidades numa só viagem. É a viagem de curso de um grupo de estudantes espanholas que o JPN encontrou na Invicta. A facilidade de percorrer Portugal parece ser um forte atractivo do nosso país.

“Tínhamos a opção de escolher entre a Galiza ou Portugal. Escolhemos Portugal para poder sair do nosso país e conhecer sítios e pessoas novas”, confessou uma das estudantes, enquanto se acomodava no autocarro turístico.

Franceses, alemães, ingleses e italianos são os outros povos que mais procuram Portugal, embora com interesses e hábitos muito diferentes.

Um estudo do Gabinete de Turismo do Porto revela que os franceses são muito retraídos em relação aos gastos. Já os alemães são exigentes relativamente aos serviços prestados, mas não se preocupam com dinheiro. Os ingleses vêm à procura da nossa cultura e interessam-se pela nossa história, enquanto os italianos interessam-se sobretudo pela arquitectura contemporânea.

A maioria dos turistas considera Portugal um destino seguro e hospitaleiro. E este é um dos fortes motivos para cá vir e para voltar. “Um povo muito simpático e uma cidade muito calma e acolhedora. Aqui sinto-me bem”, confidenciou uma turista, enquanto comparava o seu país, a Holanda, com as terras lusitanas.