Pinto da Costa prepara-se para continuar por mais três na presidência do FC Porto. Há 25 anos na liderança dos azuis e brancos, o homem que revolucionou o clube, conquistando títulos que lhe conferiram uma dimensão mundial, formaliza, esta sexta-feira, a sua candidatura a um novo mandato, encabeçando a única lista nas eleições, que deverão ser marcadas até ao final de Maio.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina esta sexta-feira e não se perspectiva qualquer movimento concorrente ao dirigente. A única vez que tal aconteceu durante o seu “reinado”, Pinto da Costa venceu inapelavelmente o empresário portuense Martins Soares.

A candidatura do dirigente, que completa 70 anos a 28 de Dezembro, vinha sendo preparada há alguns meses pela Comissão de Apoio à Recandidatura de Pinto da Costa, liderada por Fernando Cerqueira, que recolheu mais de 10 mil assinaturas de apoio.

O anúncio da recandidatura era esperado desde a semana passada, aquando da inauguração da Casa do FC Porto em Coimbra. Na altura, apesar de nunca se ter referido directamente à sua continuidade, Pinto da Costa deixou adivinhar que, “contra tudo e contra todos”, iria assumir mais um mandato de três anos.

Duas listas concorrentes ao Conselho Superior

Ao Conselho Superior, um órgão meramente consultivo e independente das candidaturas à presidência do clube, vão concorrer duas listas que apoiam Pinto da Costa. Ontem, foi entregue uma lista liderada por Fernando Cerqueira, da qual fazem parte Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto, Manuela Aguiar, Nuno Cardoso, Rui Moreira e os presidentes da Câmara da Espinho, Lousada, Maia, Paredes de Coura e Resende.

Uma outra lista, promovida por Faria de Almeida, também vai concorrer, mas ainda se desconhecem os nomes que dela fazem parte.

As bases da recandidatura

O dirigente admitiu que uma das condições da sua recandidatura foi a inexistência de uma lista alternativa. A este propósito, em declarações ao semanário “Sol”, Pinto da Costa revelou que se alguém como Belmiro de Azevedo, que chegou a integrar os corpos dirigentes do clube, aparecesse com um projecto credível, apoiaria essa candidatura.

A contrução de um pavilhão multiusos para as modalidades amadoras é outra das razões para uma nova corrida às urnas. Desenhado pelo arquitecto Manuel Salgado, o Dragãozinho vai surgir nas imediações do Estádio do Dragão e a sua primeira pedra vai ser lançada na próxima segunda-feira.