A quinta edição do festival de rock progressivo “Gouveia Art Rock”, organizado pela Câmara de Gouveia e a Associação Portugal Progressivo começa amanhã, sábado, e já tem os bilhetes esgotados há mais de um mês.

Para esta edição, “as expectativas são elevadas”, adianta Luís Loureiro, da Associação Portugal Progressivo.

Robert Fripp, fundador dos King Crimson, que actua domingo, é a figura principal desta edição do festival. “É um dos nomes essenciais para se perceber a música que foi feita na segunda metade do século XX”, explica Luís Loureiro.

Para além de Fripp, vão passar pelo palco do Teatro-Cine de Gouveia nomes como os Magma (França), Miosótis (Portugal), Isildurs Bane (Suécia), California Guitar Trio, o duo Pat Mastelotto e Markus Reuter, Metamorfosi Duo (Itália) e Kotebel (Espanha).

“Festival para gente sentada”

Esperam-se 400 pessoas por dia, que vão poder ver e ouvir algumas das bandas mais alternativas, progressistas e experimentais.

Luís Loureiro afirma que este festival é uma “espécie de peregrinação obrigatória”. Apesar de haver mais gente interessada em assistir a este festival, “este é um festival para gente sentada”, diz o responsável.

No entanto, os interessados que não conseguiram bilhete têm a possibilidade de assistir, no último dia, a um recital na igreja barroca de Gouveia pelo guitarrista Christian Saggese.