Era uma das condições para a recandidatura a um novo mandato e é a última grande obra de Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto. Chama-se Dragão Caixa e é novo pavilhão que vai acolher as modalidades dos “dragões”, que desde a edificação do Estádio do Dragão jogam em casas emprestadas, espalhadas por Matosinhos, Gondomar e Santo Tirso.

No final de 2008, data prevista para a conclusão do equipamento, o basquetebol, o andebol e o hóquei em patins vão regressar às origens e os sócios portistas vão finalmente reviver os fins-de-semana desportivos das Antas.

Ontem, segunda-feira, no dia em que Pinto da Costa comemorou um quarto de século na presidência do FC Porto, foi lançada a primeira pedra do novo recinto que vai nascer num vazio urbano, encaixado entre o estádio e a Via de Cintura Interna, na continuação da estação do metro. As obras têm início marcado para Junho.

Desenhado pela mão de Manuel Salagado, o mesmo arquitecto que projectou o Dragão, o novo pavilhão será baptizado com o nome de “Dragão Caixa”, devido ao financiamento de “naming” da Caixa Geral de Depósitos (à semelhança do que aconteceu com o centro de estágio do Benfica), que suportará parte do custo da obra, orçada em 11 milhões de euros.

Pavilhão com geometria arrojada

O recinto vai ser construído numa área de cerca de 8.300 metros quadrados e situa-se entre 15 a 23 metros abaixo do nível da rua, o que obriga a construí-lo sobre pilares, num terreno com uma geometria irregular e uma largura com dimensões muito reduzidas.

O desenho exterior é composto por dois elementos: a plataforma artificial onde assenta o volume do edifício e o volume do edifício propriamente dito, revestido a painéis de betão branco pré-fabricado, idênticos aos existentes na base do Estádio do Dragão.

Constituído por uma sala principal com os respectivos “foyers” e serviços de apoio ao público, uma sala VIP, o Dragão Caixa terá capacidade para 2007 espectadores, distribuído por três bancadas. A iluminação será natural e terá um sistema eléctrico de forma a compensar a falta de luz nos jogos nocturnos.

A sala possui climatização que permite criar boas condições de conforto para os espectadores e os jogadores, sendo que na maior parte do ano será usado um sistema de ventilação natural.