Construir um automóvel de competição de custos reduzidos foi o objectivo a que se lançou o Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O resultado vai poder ser visto a partir deste fim-de-semana, quando a equipa da faculdade se estrear no circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Trata-se da primeira prova do Challenge “Desafio Único”, uma competição levada a cabo pela faculdade, em colaboração com a Federação Portuguesa de Automóvel e Karting (FPAK), e que vai contar com cerca de 40 veículos.

O evento destina-se sobretudo aos jovens com interesse pelo desporto automóvel e encontra-se limitado a automóveis da marca Fiat, nomeadamente, o modelo Uno 45 S. A escolha do veículo deveu-se ao facto de ser económico, fiável e com grande oferta no mercado.

A equipa da FEUP vai contar com três carros. Dois deles vão ser pilotados por alunos da faculdade, enquanto outro terá ao volante elementos externos à FEUP. A faculdade convidou alguns pilotos nacionais como Lígia Albuquerque ou José Manuel Melo para participarem nas provas ao volante de um dos veículos “da casa”.

A iniciativa “Desafio Único” encontra-se integrada nos Projectos “PESC” (Projectar, Empreender e Saber Concretizar) e tem como objectivo a criação de produtos com valor comercial. Os PESC, liderados por alunos, procuram desenvolver nos mesmos capacidade de projecto, trabalho, concretização e empreendedorismo.

Competição estende-se até Outubro

O Challenge “Desafio Único” foi incluido pela FPAK na categoria “Open de Velocidade” e vai, ao longo de cinco etapas, percorrer vários pontos do país até o mês de Outubro.

Calendário da competição:

28-29 de Abril: Circuito de Braga 26-27 de Maio: Circuito do Estoril 16-17 de Junho: Circuito Granja Marques, Sintra (por confirmar) 7-8 de Julho: Circuito da Boavista, Porto (por confirmar) 6-7- de Outubro: Circuito de Vila Real