As cidades param, a população mobiliza-se e no campo jogam-se as rivalidades de longa data que marcam indelevelmente a história do futebol português. São assim os “derbys” no Porto e em Lisboa. Nesta jornada são em dose dupla e com uma particularidade interessante: podem ser decisivos.

O primeiro joga-se no Bessa entre Boavista e FC Porto, este sábado (21h15, TVI). Uma partida que, em caso de uma vitória dos azuis e brancos, coloca-os a um pequeno passo do título. Bastaria para tal, vencer os dois jogos no Estádio do Dragão com o Nacional da Madeira, a seguir, e, na última jornada, com o Desportivo das Aves.

Mas apesar de os axadrezados atravessarem um mau momento de forma, a imprevisibilidade nunca deixa de ser uma característica intrínseca a estes jogos. Os boavisteiros já “roubaram” pontos aos “grandes” no seu terreno, onde já não perdem desde a sétima jornada, e jogar contra o rival FC Porto há sempre motivação extra.

Quanto às equipas, se o Boavista se apresenta na máxima força, o FC Porto volta a defrontar-se com a lesão de um dos seus titulares. O defesa uruguaio Fucile lesionou-se no último treino e falha o jogo, tal como Pepe e Paulo Assunção, ainda a recuperar de lesões. O eslovaco Chech deverá ocupar o lugar na esquerda da defesa portista.

Simão apto para o “derby” da capital

Para domingo (20h, SporTv), no Estádio da Luz, está marcado o confronto que pode resolver praticamente a questão da vice-liderança e o acesso directo à “Champions”. Com um olho no primeiro e outro no segundo lugar, o Sporting procura um triunfo que lhe permita manter a posição e, pelo menos, a distância de quatro pontos para o líder.

Moralizados, os “leões” vão ao outro lado da segunda circular tentar vigar-se da derrota sofrida na primeira volta em Alvalade. Paulo Bento deverá fazer regressar Djaló para fazer companhia a Liedson.

Do lado das “águias”, ao contrário do central Luisão, Simão está recuperado para atacar o segundo posto. A irregularidade de Nuno Gomes deverá valer-lhe, pela primeira vez na Liga, a perda da titularidade para o capitão encarnado, que, assim, deverá fazer dupla com Miccoli no ataque.

A tradição diz que, em regra, nestes jogos, a equipa que estiver no momento menos positivo é a aquela com mais possibilidades de conseguir vencer. Um bom tónico para as “águias”, mas a verdade é que nos “derbys” convém não fazer grandes apostas, já que elas podem sair completamente furadas.