O FC Porto alcançou um feito inédito ao sagrar-se hexampeão nacional, após vencer, este sábado, o Benfica por 5-0 no terceiro jogo do “play-off” do campeonato nacional de hóquei em patins. Os “dragões” conquistam, assim, o 16º título do seu historial, depois de conseguirem a terceira vitória sobre os grandes rivais.

No sábado passado, em Fânzeres, os azuis e brancos venceram por 3-2 nas grandes penalidades e quatro dias depois foram à Luz derrotar os encarnados por 2-3.

Num Pavilhão Municipal de Fânzeres completamente lotado, o FC Porto dominou o jogo desde o primeiro minuto, não dando quaisquer hipóteses ao Benfica, que precisava de um triunfo para poder continuar a sonhar com o troféu que já não segura desde a época de 1997/98.

Os “dragões” foram para o intervalo a vencer por 2-0, com golos de Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia. Na segunda parte, Filipe Santos e Jorge Silva aumentaram a vantagem e Pedro Gil fechou o marcador, já perto do final. Uma despedida em grande do avançado espanhol que está de partida do FC Porto para ingressar no Réus, o clube que o viu nascer para o hóquei.

Quem marcou presença no pavilhão foi o presidente dos “dragões”, Pinto da Costa, que não quis perder a oportunidade de assistir a mais uma vitória de uma modalidade pela qual nutre um carinho especial – foi no hóquei em patins que deu os primeiros passos no clube que viriam a levá-lo para a cadeira da presidência do FC Porto.