O líder do PSD, Marques Mendes, considerou, esta quarta-feira, que “não há condições políticas para gerir a Câmara de Lisboa com eficácia” e defendeu a convocação de eleições intercalares. Foi a primeira declaração de Mendes desde que foi anunciado que Carmona Rodrigues vai ser constituído arguido no âmbito do processo Bragaparques.

“Neste momento, considero que não há condições políticas para gerir a câmara com eficácia, a bem de Lisboa e dos lisboetas. Quando assim é, o melhor em democracia é devolver a palavra ao povo – promover a realização de eleições”, declarou.

Marques Mendes disse que Carmona está de acordo com a convocação de eleições e anunciou que já pediu aos vereadores sociais-democratas para renunciarem aos seus mandatos na autarquia.

O dirigente apelidou de “difícil” a situação na câmara da capital, devido à “ausência de maioria para governar”, ao facto de o vice-presidente da câmara e mais uma vereadora terem “mandatos suspensos” e serem “alvo de investigações judiciais”, a que se somam “uma dificílima situação financeira e um ambiente de crispação e irresponsabilidade política por parte dos partidos da oposição”.