Está patente até 1 de Junho, no Shopping Center Cidade do Porto, a exposição “Sapatos com Arte”. A iniciativa inclui um leilão de sapatos de personalidades famosas, em que vão ser angariados fundos para ajudar instituições de solidariedade social.

Na mostra, inaugurada a 1 de Maio, os visitantes podem assistir a vários eventos em que o sapato é rei. Desde o leilão, passando pela exposição de tendências de criadores portugueses e internacionais, até ateliês para crianças soltarem o seu génio criativo, há de tudo um pouco nesta iniciativa promovida pelo centro comercial.

O leilão vai reunir peças de calçado de cerca de 30 famosos. Entre as personalidades que aceitaram entrar na iniciativa contam-se Fernando Póvoas, Isabel Figueira, Miguel Vieira e vários futebolistas do Futebol Clube do Porto. As instituições que vão receber os fundos angariados são a Cruz Vermelha Portuguesa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Casa do Artista, o Serviço de Pediatria do IPO e a Fundação Vítor Baía 99.

A escolha de famosos “não obedeceu a um critério”, confidenciou ao JPN a porta-voz da organização, Marlene Silva. Alguns “dadores de sapatos” foram contactados pelo centro comercial, enquanto outros surgiram porque o estabelecimento pediu colaboração às instituições que receberão ajuda, para que exercessem os seus conhecimentos e desafiassem quem estivesse disposto a colaborar.

Ainda que tenha sido inaugurada apenas ontem, a “Sapatos com Arte” começou com o pé direito: no primeiro dia havia “muita gente interessada” e a iniciativa está a ter uma “adesão muito boa”, apesar de o público que esteve presente na abertura ser “muito diferente do costume”, referiu Marlene Silva.

“Sapatos com Arte” une a solidariedade social à moda e ao entretenimento. A exposição tem várias vertentes. Estão expostas as tendências ditadas por criadores de renome, como Gio Rodrigues, Pedro Mourão ou Luís Onofre, além das propostas de jovens talentos da moda, oriundos do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado.

As crianças têm o seu espaço num ateliê em que podem pintar um chinelo para oferecer às mães. Os fundos da venda destes trabalhos reverterão para a Sociedade Protectora dos Animais do Porto. Por outro lado, saliente-se a perspectiva histórica, que os responsáveis pelo evento não quiseram esquecer. Estarão à mercê da admiração de todos peças da “Pré-história, da Idade Média, da Antiguidade Clássica”.

Porquê o sapato?

Por que motivo foi o sapato seleccionado para ser exposto? “O calçado é, neste momento, uma área de muita importância para a economia portuguesa, responsável por grande parte da percentagem de exportações no nosso país”, esclareceu Marlene Silva.

Por outro lado, “há pessoas viciadas em sapatos. Desde a concepção até ao momento em que é calçado, o sapato é uma arte”. “Não existem viciados em calças ou em t-shirts, mas em sapatos sim”, notou. A base de licitação dos sapatos a leiloar cifra-se nos 50 euros.