Durante quatro dias, a Universidade do Porto (UP) vai acolher uma das mais prestigiadas conferências da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). É a décima edição da “NATO/CCMS Pilot Study on Clean Products and Processes”, que reúne especialistas civis e militares dos 31 países membros entre os dias 6 e 9 de Maio. É a primeira vez que acontece em Portugal.

Criado em 1998 e liderado pelos EUA, o “Pilot Study on Clean Products and Processes” organiza anualmente uma reunião num dos países participantes durante a qual são debatidos vários projectos de investigação conjuntos em torno das mais recentes tendências sobre tecnologias “limpas” e a sua aplicação e implementação na indústria.

O objectivo passa por encontrar soluções para que os Estados e as empresas sejam encorajados a promover o desenvolvimento sustentável, de forma a harmonizar a produção industrial e o ambiente, sobretudo através da conservação de recursos e energia, sem comprometer a competitividade no mercado.

Debater, cooperar e aprofundar relações

“Pretende-se criar com este evento um fórum internacional de discussão e debate para a partilha de conhecimentos, de métodos e informação sobre tendências actuais e futuras nas mais diversas áreas”, revela ao JPN Teresa Mata, responsável do gabinete Universidade do Porto Inovação (UPIN), o departamento de transformação de tecnologia que, para além de dar apoio à investigação e a projectos conjuntos entre as várias unidades orgânicas da universidade, está ligada à criação de novas empresas e registo de patentes.

Este evento representa também, de acordo com a responsável, uma oportunidade para que os investigadores e as empresas “estabeleçam contactos entre si, tomando conhecimento dos últimos desenvolvimentos e das novas tecnologias” em diversas áreas científicas. Por outro lado, pretende-se “aprofundar as relações científicas entre os países membros”, através da participação em projectos conjuntos.

A conferência inclui dois dias dedicados à apresentação dos projectos em curso neste “Pilot Study”, um dia para visitas a empresas e unidades de I&D portuguesas, e um dia reservado ao simpósio especial “Best Pratices for Incorporation and Transfer of Sustainable Technologies in Industry”, realizado na Faculdade de Engenharia da UP e aberto à participação de especialistas e empresários que apresentarão alguns casos de sucesso nesta área.