Em execução há mais de um ano, o projecto Esquadra do Século XXI está a entrar numa nova fase que dá especial atenção ao cidadão. O novo projecto, que já está a ser aplicado em algumas esquadras da PSP e da GNR, tem como principal objectivo a remodelação e reabilitação das zonas de atendimento ao público.

“São três aspectos fundamentais: a humanização dos espaços, a existência de um quiosque interactivo no exterior da esquadra, que permite o acesso à internet e o pagamento de serviços ao estado como coimas ou multas, e uma zona para as crianças que venham a acompanhar os cidadãos”, explica ao JPN Rui Passos, o arquitecto responsável pelo projecto, que está a ser apresentado no Fórum Eduk@, na Exponor, em Matosinhos, até domingo.

Para além da sala de espera, o público vai ainda passar a ser atendido sentado, deixando, portanto, de existir o tradicional balcão.

O “Esquadra do Século XXI” é um projecto que visa equipar as esquadras com novas tecnologias, reforçando a segurança do corpo policial e possibilitando o acesso à informação à comunidade através de um portal da internet.

A nova esquadra vai permitir também a utilização do novo sistema de georeferenciação, que permite localizar em tempo real os agentes no terreno. Uma novidade considerada importante para a rapidez no accionamento dos meios necessários e para a própria segurança dos agentes.