Na final da Taça UEFA vai falar-se espanhol. Espanyol de Barcelona e Sevilha venceram o Werder Bremen e o Osasuna, respectivamente, nas meias-finais da prova e têm encontro marcado para o dia 16 de Maio, no Hampden Park, em Glasgow, na Escócia.

O Espanyol, o “carrasco” do Benfica na competição, venceu na Alemanha o Werder Bremen por 1-2 e confirmou a presença na final, mesmo depois de ter derrotado os alemães por 3-0 no jogo da primeira-mão. Os catalães ainda estiveram a perder, graças a um golo de Hugo Almeida logo aos quatro minutos da partida. As esperanças alemãs renasceram, mas a expulsão de Klose, aos 20 minutos, tornou a missão do Bremen quase impossível.

Depois de um primeiro tempo totalmente dominado pelos alemães, o Espanyol tirou partido da vantagem numérica e conseguiu igualar o marcador por intermédio de Coro, quando ainda não estavam decorridos os primeiros cinco minutos da etapa complementar.

O golo dos catalães sentenciou definitivamente a eliminatória, mas Lacruz fez questão de sair da Alemanha com uma vitória e na sequência de um canto bateu Reinke, o guarda-redes que substituiu Tim Wiese, expulso na partida em Barcelona.

O Espanyol regressa, assim, a uma final europeia, 23 anos depois de ter sido batido pelos alemães do Bayer Leverkusen.

Sevilha, uma vez mais

Ao vencer no seu estádio o Osasuna por 2-0, o Sevilha conseguiu anular a desvantagem de um golo trazida de Pamplona e vai continuar a defender o troféu, que conquistou na época passada aos ingleses de Midlesbrough.

O Sevilha controlou sempre o jogo, mas nunca teve grandes oportunidades frente a uma bem organizada defesa do Osasuna. Só aos 37 minutos, o ex-avançado do FC Porto Luís Fabiano, igualou a eliminatória numa jogada de insistência, já depois do português Duda ter saltado do banco para substituir o lesionado Adriano.

Já na segunda parte, a equipa andaluz passou para a frente da eliminatória, quando o médio brasileiro Renato se antecipou aos adversários e, ao primeiro poste, desviou de pé esquerdo para a baliza de Ricardo. O Sevilha ainda teve algumas ocasiões para dilatar o marcador que, no entanto, se manteve inalterado até ao final da partida.