Veículos movidos a combustíveis renováveis começam uma viagem pelo país a 11 de Maio. A ideia partiu de um fórum de discussão sobre energias e alternativas renováveis, criado há um ano pelo estudante de bioquímica da Universidade de Aveiro (UA), Luís Oliveira, e que conta com 1.200 membros.

A caravana ecológica “Portugal de lés a lés 2007: Travessia de Norte a Sul” tem como principais objectivos sensibilizar as pessoas para a utilização de combustíveis ecológicos e para as alterações climáticas, explica Luís Oliveira ao JPN.

Até agora, o evento já conta com 23 pessoas inscritas. “Nunca pensei que se fosse inscrever tanta gente”, afirma o estudante. “Também já temos o apoio de quatro câmaras municipais e de pequenas empresas”, acrescenta. As empresas que apoiam a Caravana Ecológica dedicam-se à “fabricação de peças de adaptação de veículos e recolha de resíduos”.

A ideia inicial era utilizar veículos híbridos, movidos a etanol, biodiesel e óleo vegetal, refere Luís Oliveira. No entanto, os veículos da caravana serão, na sua maioria, “movidos a biodiesel e óleo vegetal, já que é proibido adquirir etanol em grandes quantidades em Portugal e os veículos híbridos não são comuns” devido ao preço elevado.

Portugal no “bom caminho”

No que toca à utilização de combustíveis renováveis em Portugal, Luís Oliveira estabelece algumas comparações. “Se compararmos com outros países europeus, como Itália e Grécia, estamos no bom caminho”. “O Brasil e os EUA já consomem mais biocombustíveis”, mas, em contrapartida, são dos países mais poluidores do mundo.

De acordo com o estudante, um dos factores necessários para a popularização de biocombustíveis no país “é uma mudança de mentalidades”. “As pessoas quando ouvem falar em veículos movidos a óleo vegetal ficam logo assustadas”, lamenta.

Mesmo assim, em termos de energias renováveis, questão central do NovaEnergia Fórum, o país está a evoluir bastante”. “Há muito interesse das pessoas e das empresas em investir nas energias renováveis”, diz Luís Oliveira, que destaca a utilização das energias eólica e solar.

A iniciativa aparece numa altura em que já foram conhecidas as previsões pessimistas do relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas e em que a União Europeia impôs à indústria automóvel uma redução de 25% nas emissões de dióxido de carbono.

De Bragança à Quarteira

A caravana ecológica arranca de Bragança no dia 11 de Maio e tem como ponto de chegada a freguesia de Quarteira, em Loulé, onde será organizada uma exposição de veículos ecológicos e cozinhas solares, a 13 de Maio.

O percurso detalhado pode ser visto no blogue do evento, que convida todos os interessados a juntarem-se à caravana ao longo da viagem.