Os seis vereadores do PSD na Câmara de Lisboa anunciaram esta sexta-feira que vão renunciar aos mandatos, seguindo a orientação de Marques Mendes, que defendeu a existência de eleições intercalares na capital.

Numa declaração à imprensa, nos Paços do Concelho, a vereadora e vice-presidente da CML, Marina Ferreira, acompanhada dos restantes cinco vereadores do PSD, não esclareceu sobre a posição dos vereadores suplentes, nem de Pedro Feist, independente eleito pelos sociais-democratas.

Apesar das incertezas, Marina Ferreira tem a “convicção” que a posição política assumida pelo PSD é suficiente para provocar eleições intercalares, rejeitando a hipótese de Carmona continuar o mandato com os vereadores suplentes. “O senhor presidente da câmara teve o cuidado de me pedir para vos transmitir que não iria a jogo com segundas ou terceiras equipas”, disse aos jornalistas.

O presidente da concelhia de Lisboa do PS, Miguel Coelho, anunciou esta sexta-feira que o partido vai recolher declarações de renúncia ao mandato na autarquia lisboeta, mas que só as entregará quando o PSD também o fizer. Já o PCP e o BE fizeram fazer que só renunciam, se houver acordo da oposição.