Uma sondagem apresentada nesta quinta-feira, pela Universidade Católica para a RTP e RDP, dá ao PSD Madeira a maioria absoluta mais substancial de sempre nas eleições regionais, a ter lugar neste domingo.

Os sociais democratas madeirenses conseguem 66% das intenções de voto contra os 16% do PS Madeira, segunda força política mais votada. Quanto aos restantes partidos, o CDS/PP obtem 5%, o PCP-PEV 4%, o BE alcança 3%, o Movimento Partido da Terra (MPT) 2%, enquanto o Partido da Nova Democracia (PND) surge com 1% das intenções de voto.

Em termos de mandatos, dos 47 em disputa para a Assembleia Legislativa da Madeira, o PSD elege 33, um número semelhante ao registado nas eleições de 9 de Outubro de 1988. Os socialistas alcançam oito deputados, o PCP-PEV dois, com o BE e o MPT a elegerem ambos um deputado. O PND não consegue qualquer representação no partido regional.

A sondagem levada a cabo pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica teve como universo alvo os indivíduos com mais de 18 anos inscritos no recenseamento eleitoral na Região Autónoma da Madeira. A amostra aleatória foi de 1.537 indivíduos, com uma margem de erro máxima de 2,5% e um nível de confiança na ordem dos 95%. Os inquéritos foram realizados nos dias 28 e 29 de Abril de 2007.

No entanto, cerca de um terço dos inquiridos não conseguiram responder, uma taxa considerada elevada. Em declarações à Antena 1, Pedro Magalhães, do Centro que realizou a sondagem, considerou o facto um “mistério em termos de implicações no resultado, pois as taxas de recusa variam de freguesia para freguesia”.

Há uma tendência para as taxas serem mais elevadas quanto maior foi a votação quer no PS, quer no PCP em 2004. “Pode haver algum voto potencial nesses partidos que está de alguma maneira a ser escondido”, afirmou Pedro Magalhães.