É incontornável que a Queima das Fitas é um momento mais aguardado pelos estudantes da Universidade do Porto (UP). Também é verdade que durante a maratona de concertos e folia nunca é, para a comunidade estudantil, o momento ideal para se ir às aulas.

Das 14 faculdades da UP, só a faculdade de Letras, Desporto, Ciências e Belas Artes estarão abertas durante a semana da Queima. “A decisão de haver aulas ou não na semana da Queima das Fitas é da tutela das faculdades, que têm autonomia suficiente para tomar tal decisão”, referiu fonte da reitoria da UP ao JPN.

Para a presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras, Márcia Moreira, esta decisão do Conselho Directivo não tem suscitado grandes queixas porque “os professores têm sido compreensíveis ao não avançarem na matéria caso decidam dar aulas”.

A dirigente adianta ainda que “também se deve pensar nas pessoas que não vão à Queima, que não devem ser prejudicados”.

Alguns alunos recém-chegados ao ensino universitário ouvidos pelo JPN afirmaram que as faculdades deveriam funcionar da mesma forma e fazer uma pausa na semana da Queima. Rita Sampaio, aluna do 1º ano do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação, diz “que os professores podiam condensar as matérias e que os horários nesta semana deveriam ser mais flexíveis para facilitar a vida aos alunos numa semana que consideram especial”.

Para a colega,”nesta altura do campeonato os alunos dão muito mais importância à Queima das Fitas do que às aulas”. “Com esta situação quem fica prejudicado são tanto os professores como os alunos”, acrescenta.