O Manchester United conquistou, este domingo, o seu 16.º título de campeão inglês, beneficiando do empate do Chelsea no terreno do Arsenal. Os “red devils” deram sábado um passo importante ao bater o Manchester City com um golo de Cristiano Ronaldo e precisavam apenas que a equipa de José Mourinho não vencesse para assegurar o triunfo no campeonato.

Está, assim, confirmado o regresso do Manchester às vitórias na Premier League, após dois anos dominados pelo Chelsea, que vê desfeito o sonho de alcançar o tricampeonato, naquele que é o primeiro duelo directo ganho por Alex Ferguson, treinador dos “devils”, a José Mourinho.

Com este título, o técnico escocês eleva para 25 os troféus que já conquistou ao serviço do clube de Manchester, que já dirige há 21 anos, e que fazem dele o treinador com o palmarés mais rico na história do futebol britânico.

Este é também o culminar de uma temporada brilhante para Cristiano Ronaldo, que vence o primeiro campeonato da sua carreira. O internacional português foi um dos grandes obreiros do triunfo do Manchester, contribuindo com 17 golos que o ajudaram a conquistar o prémio de Melhor Jogador Jovem e de Melhor Jogador da Premier League.

Na próxima jornada, quarta-feira, Chelsea e Manchester encontram-se em Stamford Bridge, naquele que muitos previam ser o jogo do título, mas que, face às circunstâncias, apenas será o jogo da consagração dos “red devils”.