Celebra-se esta terça-feira o Dia Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) comemora a data com o Encontro Nacional de Voluntariado, no Porto, que junta voluntários de todo o país.

“Todos juntos pela humanidade é o grande lema para o Dia Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho”, disse ao JPN a vice-presidente nacional da organização em Portugal, Cristina Louro.

No encontro vão participar oradores convidados das Cruzes Vermelhas espanhola, italiana, francesa e colombiana e vão ser definidas as orientações e metas específicas para o voluntariado da Cruz Vermelha Portuguesa.

“Estamos a repensar na estratégia do voluntariado e a pensar na formação que se vai dar aos voluntários e as metas a atingir. Não queremos ter só mais voluntariado, mas sim melhor voluntariado”, sublinha a vice-presidente da CVP.

Movimento Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma entidade internacional sem fins lucrativos e tem sede em Genebra, na Suiça.

As 186 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho formam o Movimento Internacional da Cruz Vermelha.

Um dos objectivos da Cruz Vermelha é “melhorar a condição das populações mais vulneráveis, em todas as situações, sejam elas de paz ou catástrofe”, explicou Cristina Louro.