A Galeria Cozinha da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) inaugurou, esta segunda-feira, a exposição “Homem Selvagem”, que estará patente até 31 de Maio.

Maria José Goulão, professora de História da Arte e uma das responsáveis pela organização da mostra, explica que o Homem Selvagem é “uma das várias criaturas que povoaram o imaginário medieval e que se tornou uma referência constante na criação literária e artística”.

A razão da escolha do tema foi sobretudo a vontade de “criar uma relação estreita entre as disciplinas práticas e as cadeiras ditas teóricas”, esclareceu a professora.

A exposição pretende sensibilizar os alunos para a questão da alteridade (relação com o Outro) na arte medieval, mas também nos nossos dias, através das representações de vários artistas nacionais e internacionais, como Pedro Zamith, Valerio Vivaldi, Maxi Luchini, entre outros.

“A Idade Média representa um mito muito consistente, relacionado com a ausência de Deus, e cada artista representou à sua maneira a ideia de outro”, diz a professora Maria Goulão.

Segundo Julio Dolbeth, responsável juntamente com Rui Vitorino Santos pela montagem da exposição, a “recepção dos artistas ao convite ultrapassou as expectativas.” E salientou ainda “a gentileza com que os ilustradores participaram na exposição.”

Alunos elogiam

No primeira dia da exposição, a adesão dos alunos foi bastante positiva. Para os estudantes de Belas Artes, esta é uma “experiência a repetir”. A maioria gostou dos trabalhos. É o caso de Adão Silva, que destaca a diversidade de interpretações que surgem a partir de um mesmo assunto. “Cada um tem o seu traço e género. Embora seja o mesmo tema expressam-se de maneiras diferentes”, explica.

Maria José Goulão espera a visita de pessoas exteriores à faculdade, defendendo a importância da participação de toda a comunidade da Universidade do Porto neste tipo de iniciativas.