O vírus MSNDiablo.A ataca computadores através do programa de conversação instantânea MSN Messenger. O novo vírus envia mensagens para todos os contactos com a frase “hey mira esta animación de Bush” e descarrega arquivos nocivos.

Os utilizadores que se mostrem interessados em ver e aceitem o convite, ao clicar no “link”, vão fazer “download” de um ficheiro infectado que provoca várias alterações no sistema informático.

O vírus alojado no computador vai, seguidamente, enviar mais mensagens com o mesmo “link” para todos os seus contactos do Messenger e descarregam outros arquivos como “spywares” e cavalos-de-tróia.

A empresa de segurança Panda considerou o MSNDiablo uma praga virtual classificada como ameaça de nível 3, numa escala máxima de 4.

Os utilizadores da internet estão cada vez mais alertados acerca da disseminação de vírus por e-mail ou por “downloads”, mas ainda são tomadas poucas precauções na utilização de programas de conversação instantânea como o Messenger.

A solução para estes casos é não aceitar convites de contactos desconhecidos e suspeitos e adquirir serviços de detecção e eliminação de vírus, “worms”, cavalos-de-tróia, “spyware”, “dialers” e o restante “malware”.