O antigo espaço da feira popular, “residência” da Queima das Fitas desde 1998, foi assegurado até 2010. O protocolo assinado entre a Porto Lazer, a Federação Académica do Porto (FAP) e o Município do Porto prevê a cedência temporária e a título gratuito do local para a festa dos estudantes, a ter lugar na primeira semana do mês de Maio de cada ano.

O local escolhido foi a sala de imprensa do Queimódromo, nesta quarta-feira. Pedro Barrias, presidente da FAP, realçou o facto de não haver nada que garantisse o actual local de realização da Queima das Fitas até o presente documento. O dirigente académico destacou ainda a abrangência do protocolo ao nível do voluntariado dos estudantes, do empreendedorismo e promoção da empregabilidade.

Por seu turno, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, considerou a Queima das Fitas como um dos “patrimónios culturais” da cidade a seguir às festas de São João. Um património que interessa preservar.

O autarca contou do seu envolvimento no relançamento da festa dos estudantes nos anos posteriores ao 25 de Abril e elogiou a “pujança” actual da Queima.

Voluntariado estudantil

O protocolo assinado pretende ainda desenvolver projectos de voluntariado estudantil. Um dos projectos quer promover o envolvimento dos universitários no combate ao abandono escolar precoce na cidade do Porto.

O empreendedorismo dos estudantes foi outra questão abordada. Através de uma parceria com a Associação Porto Digital e o Projecto Cidade das Profissões, a FAP quer incentivar o espírito empreendedor e dinâmico dos estudantes e recém-licenciados com vista a uma melhor integração no mercado de trabalho. O acordo pretende maximizar o retorno dos ciclos formativos dos alunos.

O documento assinado pretende também aproximar a cidade das manifestações culturais organizadas pela comunidade académica.