A Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana lançou, esta terça-feira à tarde, um concurso internacional de ideias para a revitalização da frente ribeirinha da cidade. Até ao final de Outubro, os participantes podem levar as suas ideias a concurso.

O presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo, Arlindo Cunha, afirmou que a requalificação da margem do Rio Douro e do passeio marginal e a articulação da malha urbana envolvente com a linha da frente ribeirinha vão permitir valorizar a zona e atrair mais pessoas.

“O objectivo é colher um conjunto de ideias exequíveis, não é um concurso de concepção de construção”, sublinhou na conferência de imprensa desta tarde. O concurso significa a abertura do Porto a novas ideias, a contributos profissionais de arquitectos estrangeiros.

Já o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, referiu que a Baixa é uma das prioridades do seu executivo. O autarca reconheceu que que a revitalização da Baixa portuense está a avançar a “um ritmo lento, mas sempre a andar para a frente”.

A Zona Ribeirinha integra a Zona de Intervenção Prioritária da SRU e estende-se por mais de três quilómetros ao longo da margem norte do Rio Douro, entre a Rua D. Pedro V e a Ponte Maria Pia.