Portugal registou durante o último ano progressos significativos na concretização do Processo de Bolonha no Ensino Superior, mostrando um desempenho considerável face ao processo em curso em toda a Europa para a modernização da oferta educativa e dos padrões de mobilidade de estudantes no espaço europeu.

De acordo com dados recolhidos pela Direcção Geral do Ensino (DGE), no ano lectivo em curso, cerca de 38% da oferta de 1.º e 2.º ciclo de estudos, respectivamente licenciaturas (3 anos) e mestrados (mais 2 anos), estão a ser oferecidos de acordo com as regras introduzidas no âmbito do Processo de Bolonha, estando previsto que mais cerca de 50% dessa oferta seja oferecida no próximo ano lectivo de 2007/2008.

Ficarão assim apenas 12% da oferta de 1.º e 2.º ciclo para adaptação em 2008/2009, um ano antes do fim do prazo estabelecido no acordo internacional.

“Este ano, [Bolonha] já está em vigor em alguns dos cursos de Engenharia e de Belas-Artes e para o ano modifica quase tudo, portanto, fica só marginalmente um ou dois cursos por estar adequados”, revelou ao JPN o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, sobre a adequação dos cursos desta universidade ao Processo de Bolonha.

Todos os estudantes graduados em 2007 já vão receber um Suplemento de Diploma de acordo com as regras de Bolonha, emitido em português e em inglês e correspondendo ao formato europeu.

“Os que entraram já nos cursos adequados, obedecendo aos períodos de transição que foram definidos, já vão sair com os diplomas de Bolonha, mas os diplomas de Bolonha são tão válidos como os anteriores – os anteriores não perderam a validade”, sublinha Marques dos Santos.

Os resultados a nível europeu serão debatidos até sexta-feira em Londres, na reunião bianual dos ministros com a tutela do ensino superior dos 45 países que aderiram ao Processo de Bolonha.