A autarquia portuense e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) celebraram esta quarta-feira um acordo de cooperação que prevê a prestação de apoio técnico por parte do Departamento de Engenharia Civil daquela faculdade na edificação de auditorias a obras municipais.

O acordo foi oficializado nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Rio, e pelo professor responsável pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP, Carlos Costa. O objectivo principal é, segundo explicou o docente ao JPN, “fazer auditorias a processos de reabilitação dos bairros sociais e das escolas primárias no concelho do Porto”.

Rui Rio chamou a atenção para o facto de ser frequente em Portugal o gasto de horas de trabalho extraordinário para emendar o que se fez mal à primeira vez. “Isso não produz riqueza”, explicou.

Sobre o acordo selado entre as instituições, o autarca referiu que “este protocolo confirma a especial importância dada pela Câmara do Porto e pela sociedade portuguesa a esta matéria. É raro haver uma empreitada que não tenha um problema ou na qual não haja incumprimentos, quer seja por parte do empreiteiro, do dono da obra, da fiscalização ou do organizador do concurso”, entre outros. “Cada vez que se cometem erros desses, não estamos só a falar de desperdício de dinheiro, mas de desrespeito pelo trabalho das pessoas”.

As intervenções vão incidir principalmente sobre a reabilitação dos bairros e das escolas. O presidente da Câmara mencionou as obras nos bairros sociais degradados como exemplo de falta de produtividade por erros cometidos, visto que o investimento é feito mas, passado pouco tempo, já existem falhas, como “infiltrações”.

O plano da autarquia, em colaboração com a FEUP, é de começar por “fazer vistorias, verificar como estão as situações”, explicou Rio. Caso seja necessário, serão feitas auditorias, se se confirmar que “os indicadores básicos das obras não estão bem”, referiu.