Os clubes da direcção da Liga Portugesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovaram, esta quinta-feira, por unanimidade, o regulamento da nova Taça da Liga, prova que tem estreia marcada já na próxima época.

Está assim concretizada uma das mais fortes promessas de Hermínio Loureiro, o presidente da LPFP. “É um passo importante para a afirmação do futebol profissional em Portugal”, afirma esta sexta-feira numa entrevista ao jornal “Record”.

A prova, denominada Carlsberg Cup, terá início em Agosto e será disputada pelos 32 clubes das duas ligas profissionais – Bwin Liga e Liga Vitalis. De acordo com o regulamento, a Taça da Liga é jogada a apenas uma mão nas três primeiras das quatro eliminatórias – todas decididas, em caso de empate no tempo regulamentar, através da marcação das grandes penalidades.

No arranque da competição estarão os 16 clubes que vão integrar a Liga de Honra, dividos em dois potes: um com os oito mais bem classificados da época anterior, incluindo os clubes despromovidos da Liga principal, e outro com os restantes oito, incluindo os que sobem da 2.º Divisão.

Na segunda fase entram em acção os oito clubes pior classificados da Liga Bwin que jogam na casa dos oito mais bem classificados da Liga de Honra. Na eliminatória seguinte, juntam-se os oito primeiros da Liga 2006/07. Na quarta fase da competição há sorteio puro para as oito equipas que decidem o apuramento num “play-off” disputado a duas mãos.

Os dois finalistas são apurados através de uma fase de grupos, em que as quatro equipas jogam entre si, a uma mão, com a particularidade de que terão de fazer pelo menos um jogo no seu estádio.

Relativamente aos critérios disciplinares, o vermelho terá efeitos em todas as competições e os cartões amarelos são válidos apenas na Taça da Liga.

Sindicato dos Jogadores ameaça com boicote

A grande novidade, porém, é a estreia do sistema das bolas com “chip”, que será testado em algumas partidas. Os direitos de transmissão televisiva são definidos pela Liga, ainda que Hermínio Loureiro já tenha adiantado que serão transmitidos, pelo menos, 10 jogos em canal aberto ao longo da prova.

Nas palavras do presidente da Liga, a nova competição vai gerar receitas na ordem nos 10 milhões de euros nos próximos três anos, conseguidas através da atracção de novos patrocionadores e de mais público.

A nova competição, no entanto, não está a gerar consenso entre todos os organismos do futebol português. O Sindicato de Jogadores já ameaçou com boicote à Carlsberg Cup, devido aos atrasos salariais que, de acordo com a edição de ontem do “Público”, existem em metade dos clubes das duas ligas profissionais.

“Não consigo perceber como é que alguém que manifesta preocupação com os incumprimentos salariais pode nalguma circunstância levantar dúvidas sobre uma nova competição que tem como uma das premissas fundamentais a promoção do espectáculo, dos jogadores e que pretende ser mais uma forma de ajudar os clubes a melhorarem as suas receitas”, criticou Herminío Loureiro.